ALTO GARÇAS

RELATÓRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Município: ALTO GARÇAS

Data: 18 E 19/03/2008

Participantes: Assessoria Pedagógica;

- Diretora, coordenador e professores dos anos iniciais da EE Dep.Oscar Soares;
- Diretores e coordenadores das escolas municipais de Alto Garças;
- Coordenadora do Ensino Fundamental da RME – Alto Garças;
- CEFAPRO – Rondonópolis: Coordenadora Pedagógica - Maria de Lourdes Rodrigues e professores formadores: Wilson José Soares (Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias) e Roseli Batista de Jesus (Linguagens e suas tecnologias).

Atendendo à solicitação da direção da EE Dep. Oscar Soares, o CEFAPRO de Rondonópolis realizou nos dias 18 e 19/03/08 o encontro de Formação Continuada com a temática: “A utilização de projetos de trabalho e seqüências didáticas no planejamento escolar”.

O primeiro dia de trabalho (18/03) teve início com a apresentação do CEFAPRO, estrutura e atendimento. Em seguida, a professora Maria de Lourdes fez uma reflexão acerca do Planejamento Escolar. Após, a professora Roseli Batista trabalhou a temática: “O ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa por meio de projetos de trabalho numa perspectiva interdisciplinar”, promovendo a integração entre a proposta apresentada/teoria e a prática, da sala de aula, com a elaboração de atividades possíveis de serem efetuadas no trabalho com os alunos, em consonância com a proposta curricular de cada unidade de ensino.

Ao término do estudo, das 17 às 19 h foi estabelecido um diálogo entre a equipe do CEFAPRO, a diretora e o coordenador pedagógico da EE Dep. Oscar Soares. Na oportunidade, foram feitas orientações/considerações sobre o Projeto Sala de Professor.

No segundo dia de trabalho (19/03), o professor Wilson José trabalhou a temática “O ensino e a aprendizagem de Geografia por meio de projetos de trabalho numa perspectiva interdisciplinar”. Durante o dia de trabalho, foram desenvolvidas atividades práticas com reflexões das abordagens estabelecidas pelo professor, como: cartografia e organização do espaço local.

Ao término das atividades pedagógicas, os segmentos representados fizeram as considerações sobre o trabalho desenvolvido. Em seus discursos, afirmaram/deixaram claro que a formação atendeu às expectativas dos docentes, com contribuições significativas à prática docente. Tal informação poderá ser verificada por meio da leitura das fichas de avaliação preenchidas por todos os participantes.

Professores Formadores:
Wilson José Soares
Roseli Batista de Jesus

Coordenadora de Formação Continuada:
Maria de Lourdes Rodrigues

Comentários

Unknown disse…
Essa equipe é maravilhosa!
Flores prá vcs!!!
A Direção do CEFAPRO tem certeza das ações que os professores formadores realizam com sucesso e determinação, no sentido de contribuir com a prática pedagógica dos Educadores da E.E. Oscar Soares e SEMEC do município de Alto Garça, para efetivar o acompanhamento e desenvolvimento das atividades solicitas pela Diretora Srª Vânica a Equipe Gestora do CEFAPRO agradece e parabeniza o Encontro de Formação promovido pelos professores Formadores ProfºMsWilson, ProfªMs Roseli com o acompanhamento da Coordenadora de Formação Continuada ProfºEsp. Maria de Lourdes Rodrigues nos dias 18 e 19/03/2008.
Luciane Aporta
Diretora - CEFAPRO

Postagens mais visitadas