POR QUE ENSINAR ARTE?

Por que ensinar a Arte?

Antes mesmo do ser humano saber ler e escrever se expressou através da arte. Podemos nos reportar para história e verificar os registros dos seres primitivos que habitavam o planeta. A arte é tão importante quanto qualquer outra disciplina. A arte esta inserida em todas as disciplinas. Sem a estética, sem sensibilidade e criatividade são habilidade que se aprende. E não existe melhor ocasião, para que o ensino de Artes.A arte é tão importante quanto qualquer outra disciplina. Quando o educando produz, aprecia obras de arte, desenvolve percepção e a inauguração, recurso indispensáveis para compreender outras áreas do conhecimento humano.
Resgatar a função história e cultural da arte, relacionar a obra, a vida do artista a fim de identificar os melhores aspectos, para obter bons resultados de valores culturais.É essencial definir o que é comum a todos e particular a cada um, criar diferentes ambientes de aprendizagem, conheceras particularidades dos alunos para estimular o interesse de cada um e diversificar o material a ser utilizado, acompanhar o aprendizado do ser humano, trocar informações e experiências, opiniões com outros professores, não tentar mascarar, nem destacarem excesso as diferenças; isto é respeitar a diversidade e os valores sócio-cultural. Inteligências coletivas, são árvores do conhecimento, organização de grupos de usuários da internet, segundo os interesses culturais. Essas são as diversidades das artes e da cultura de um povo.

Profª Ms. Luciane Ribeiro Aporta
Formação: Artes Plástica, Especialista. e Mestre em Educação e Meio Ambiente/UFMT
Diretora do CEFAPRORondonópolis/MT

Comentários

Unknown disse…
A Educação pela Arte sensibiliza e fomenta a motivação e o encantamento pela educação.
Desta forma conseguimos manifestações em diferentes formas.
Assim conhecemos alunos: pintores, desenhistas, estilistas, maquiadores, dançarinos, compositores, atores, poetas, cantores, nossa poderia ficar a madrugada toda elencando o quanto podemos conhecer quem são nossos alunos e quais são suas qualidades e habilidades.
Luciane Aporta
Profª Artes
Diretora do CEFAPRO
Rondonópolis/MT

Postagens mais visitadas