Notícias da SEDUC/MT

Mato Grosso tem compromisso com Educação de Qualidade

O Governo do Estado de Mato Grosso tem honrado seu compromisso com a Educação. E, cada vez mais, o trabalho implementado por meio da Secretaria de Estado de Educação, é no sentido de manter o aluno na escola, valorizar o ensino público e seus profissionais.
A melhoria na qualidade da Educação Pública foi atestada pelo último resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o principal indicador de qualidade da Educação, que, no caso de Mato Grosso, passou de 3,6 para 4,4. Aparentemente é uma nota insuficiente, mas levando em conta que a média dos países desenvolvidos é seis e que Mato Grosso superou a média nacional em um curto espaço de tempo, é preciso comemorar e agradecer o empenho de todos os profissionais da Educação. Sabemos ser o início de uma longa caminhada. E essa trajetória depende de toda a sociedade, não somente do Poder Público.
Reiteradas vezes ressaltamos a importância do regime de colaboração, onde estados e municípios planejam e executam suas políticas educacionais conjuntamente. E, orgulhosamente, Mato Grosso saiu na frente na elaboração do PAR (Plano de Ações Articuladas), compreendido como o diagnóstico da realidade educacional de município, com planejamento de ações focado em gestão educacional, formação de professores e de profissionais da rede pública, práticas pedagógicas de avaliação e infra-estrutura física e recursos pedagógicos.
Esse esforço promete resultados ainda mais satisfatórios. Além da definição de políticas pedagógicas claras, o Governo de Mato Grosso investe amplamente em estrutura escolar. Nos últimos seis anos foram construídas 115 novas escolas estaduais, ampliadas 209 e 397 passaram por reformas.
O trabalho continua no sentido de intensificar ações de formação e atualização profissional, melhorar as condições físicas das escolas e superar dificuldades de gestão.
Esse trabalho é norteado pela busca de superação das deficiências e na luta por resultados concretos para melhoria da Educação Pública.

SÁGUAS MORAES SOUSA*
Secretaria de Estado de Educação

Comentários

Postagens mais visitadas