Ensino Médio Integrado

Quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Gestores da Seduc debatem Ensino Médio Integrado
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, de 29 de setembro a 2 de outubro, o 1º Seminário para Gestores do Ensino Médio Integrado (EMI)/Proeja. Para o evento, está prevista a presença da coordenadora de Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Maria Eveline Pinheiro Villar. O seminário será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O seminário será o primeiro momento em que a secretaria irá repassar informações aos gestores escolares sobre as políticas públicas quanto ao tema. “O EMI é uma modalidade de educação que oferece ao aluno, egresso do Ensino Fundamental, a opção por um Ensino Médio de formação geral, integrado a uma formação técnica”, conforme explica a coordenadora de Ensino Médio da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra.

Em 2007, a coordenadora informa que a Seduc implantou projetos experimentais de EMI em cinco escolas, nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop. Nestas, estão sendo oferecidos cursos de Informática (quatro escolas) e de Administração Agrícola. Para este ano, a intenção de que o EMI já seja ampliado para 46 escolas. Até 2011, a previsão é da oferta em 90 unidades escolares, nas modalidades urbana, quilombola, indígena, Proeja e do campo.

Quanto ao seminário, a programação prevê, na abertura, no dia 29, as presenças dos secretários de estado Ságuas Moraes (Educação) e Chico Daltro (Ciência e Tecnologia), além de representantes do MEC, Sintep, UFMT, Cefet e Conselho Estadual de Educação. Está prevista a participação dos diretores, coordenadores pedagógicos e o assessor pedagógico responsável pelas escolas que vão ofertar o EMI. Também estarão presentes os diretores e coordenadores pedagógicos dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação e dos Centros Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotecs), unidades ligadas à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas