Formação para Alfabetizadores: CEALE

Encontro debate formação continuada dos professores alfabetizadores
Um encontro aberto nesta segunda (06/10) pela manhã, no Hotel Fazenda Mato
Helenice Stela / Assessoria Seduc-MT
Grosso, reúne 452 professores alfabetizadores da Rede Estadual de Ensino de Cuiabá e Várzea Grande. “Novos Olhares à Formação Continuada: Ressignificando as Práticas Pedagógicas na Alfabetização” é um evento promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O objetivo é fortalecer as necessidades didáticas e pedagógicas dos professores, a partir da integração da formação continuada com as experiências em sala de aula.

Além de propiciar este espaço de reflexão, a Seduc está implantado uma medida para garantir a qualidade da alfabetização no estado. Na abertura, a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Rosa Neide Sandes de Almeida, anunciou que os professores alfabetizadores não vão mais participar do processo de contagem de pontos para atribuição de classe.

Este é o método utilizado pela Seduc para decidir a lotação dos profissionais da
Helenice Stela / Assessoria Seduc-MT
Educação nas escolas. Com isso, os alfabetizadores terão garantida sua permanência na escola por pelo menos três anos. Isto permitirá que o aluno tenha um mesmo professor durante seu processo de letramento. “A alfabetização tem que ser a ‘menina dos olhos’ da escola”, destacou Rosa Neide, sobre a necessidade das discussões sobre o tema saírem do discurso para a prática.

O evento iniciado hoje é o terceiro momento que a Seduc proporciona este ano para debater as práticas pedagógicas nas escolas. Esta etapa começou por Cuiabá e Várzea Grande, mas, até o final de novembro, terá outras 13 edições, atendendo a três mil alfabetizadores em todo o estado.

Hoje, a abertura contou com uma palestra da professora doutora Rita Viana de
Helenice Stela / Assessoria Seduc-MT
Figueiredo, da Universidade Federal do Ceará. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos, para o debate de seis diferentes temas. São estes: - 1 “Organização da Alfabetização no Ensino Fundamental de nove anos”; - 2 “Capacidade de Alfabetização”; - 3 “Avaliação Diagnóstica da Alfabetização”; - 4 “Planejamento da Alfabetização”; 5 – “Monitoramento e Avaliação da Alfabetização”; 6 – “Planejamento da Alfabetização: Capacidades e Atividades” e - 7 “Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento”. A partir de amanhã (terça-feira) o evento será transferido para o Centro de Eventos do Pantanal.

Além da secretária adjunta, também fizeram pronunciamentos na abertura a superintendente de Formação dos Profissionais da Educação, Aparecida Maria de Paula Barbosa da Silva; a superintendente de Educação Básica, Aidê Fátima de Campos; a superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez, e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Grossi Júnior.

Também participam do evento os coordenadores pedagógicos e articulares das escolas, além dos professores alfabetizadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação.

SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas