Pesquisa Educação e Meio Ambiente

RESUMO
Antes mesmo de saber escrever, o ser humano expressou e interpretou o mundo em que vivia pela linguagem da Arte. Toda linguagem é um modo singular do ser humano refletir e por meio dela, o ser humano forma e transforma a matéria oferecida pelo mundo da natureza e da cultura em algo significativo. A Arte é portanto antes de mais nada, uma experiência de sensibilidade. Assim, este trabalho caminha no sentido de buscar da arte (desenho) a criação e a produção por meio da Educação em nível de Ensino Fundamental na Rede Publica, perceberem o meio ambiente. Esta atividade foi realizada com base na produção de desenhos (livres) o grupo de alunos elaboraram um texto coletivo abordando as preocupações que os mesmos tem em relação ao meio ambiente. Observa-se na produção que os alunos se preocupam com a água (fonte de vida), poluição do ar/água, pescadores/pesca, ambiente limpo/sujo ( saúde), plantações/chuvas, queimadas, população nativa, reflorestamento, tecnologia, animais, limpeza, petroleiros, vegetação e os símbolos da natureza. Esta interação dos alunos em questão, demonstra um lapso quando expressão as questões ambientais e suas preocupações, não só as dimensões físicas e biológicas mas também as sociais e políticas, porém no momento sabem como participar para melhorar nossas ações em relação aos direitos e deveres exercendo sua cidadania, para tenhamos um planeta melhor.
Palavras chave: Arte – Percepção – Meio Ambiente.
Aporta. L.R.
Rondonópolis/MT

Comentários

Postagens mais visitadas