terça-feira, 15 de dezembro de 2009



CONVOCAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM ARTE/EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA

Título:INTERFACE DA EDUCAÇÃO E ARTE EM DIFERENTES LINGUAGENS
Categoria:INST. FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR, SECRETARIAS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCACAO E CULTURA
Sub-categoria:Secretaria Estadual de Educação
Autoria:Luciane Ribeiro Aporta, Mestre em Educação, Professora Formadora do CEFAPRO/SEDUC/MT
Palavras-chave
Arte. Ressignificação. Formação Continuada
Artigo Completo
2992009130308InterfacedoEnsinodaArteemdiferenteslingugens.doc

Resumo
RESUMO: Este artigo tem a intenção de apresentar as observações das práticas pedagógica dos Professores de Arte da Rede Publica de Ensino de Rondonópolis/MT, que participaram dos Encontros de Formação do I Semestre de 2009, realizado na Unidade de Formação, no mesmo município, na perspectiva de apresentar como resultado inicial, as observações que o Grupo de Estudos contribuem para a implementação da Formação Continuada em Serviço dos Professores de Arte, neste caso. O desafio de ampliar a postura participativa dos desses professores, relacionando a arte na educação, promovendo a capacidade de perceber como atores no processo educativo e cultural. A frágil formação dos professores e as concepções preconcebidas que se tem do ensino de arte, apresenta um exercício docente em fundamentos e sem significações. As melhorias e os avanços para o ensino de arte no espaço escolar só será possível com o processo de formação continuada nas abordagens, estiverem a serviço do processo de formação. O compromisso dos professores é fundamental para ampliar as oportunidades de mudanças. O pressuposto de que a própria arte poderia favorecer o processo de capacitação dos professores a fim de permitir e ressignificar a própria prática. Esse é o ponto de partida das observações realizadas nos Encontros de Formação em Arte, realizados no Centro de Formação. Constatamos que as práticas significativas foram estabelecidas nas escolas/sala de aula, colaborando com o desempenho dos professores, estimulando o Ensino da Arte, ressignificando as interfaces que área de linguagem apresenta para Ensino da Arte e o dialogo metodológico pra motivação das práticas.

Nenhum comentário: