PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Projetos Educativos, encaminha informações sobre o Parlamento Juvenil do Mercosul, apoiado pelo Ministério da Educação, UNICEF e o Observatório Jovem da Universidade Federal de Minas Gerais.


Trata-se de um projeto de participação juvenil que teve origem no Uruguai e está sendo apoiado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela, cujo objetivo é contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar, ativamente, de grupos e comunidades que promovem a cidadania.


Poderão participar alunos regularmente matriculados no ensino médio de escolas públicas, com idade entre 14 e 17 anos, que tenham alguma experiência de participação social.


As escolas indicarão jovens que atendam ao perfil do projeto (conforme orientações em anexo), bem como indicará um(a) professor(a) que tenha afinidades no trato com a juventude e que trabalhe no Ensino Médio, pois terá a responsabilidade de acompanhar os adolescentes selecionados no estado.


Na etapa nacional, que acontecerá em setembro, Mato Grosso será representado por três alunos(as) e um(a) professor(a), que serão selecionados por um Comissão na SEDUC dentre os alunos e professores inscritos. As despesas de passagens e hospedagens serão custeadas pela UNESCO.

O tema para ser discutido entre os jovens é “O Ensino Médio que queremos”, com destaque de alguns tópicos, tais como: inclusão educativa, os jovens e o trabalho, participação cidadã, direitos humanos e temas vinculados à diversidade de raça, etnia e gênero.


Os critérios de seleção para a etapa nacional e demais informações estão disponíveis no site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br), no link do Projeto: http://parlamentojuvenil.educ.ar/pt-br/ ou na Coordenadoria de Projetos Educativos/SUEB/SEDUC-MT, com a Profa. Neiva Boeno, pelo telefone (65) 3613-6414 ou email: neiva.boeno@seduc.mt.gov.brmailto:neiva.boeno@seduc.mt.gov.br.
Neiva Boeno
Coordenadoria de Projetos Educativos/SUEB
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso
(65) 3613-6414/8458-0107



Luciane Aporta*..*.*..*.
Profª Formadora/Arte
CEFAPRO - Rondonópolis/MT
cel: 66- 96222346
CEFAPRO: 66- 34232003 - 34232744

Comentários

Postagens mais visitadas