PROJETO: HORTA GEOMÉTRICA



 EE Bonifácio Sachetti, localizada na BR 163, Distrito de Itiquira – Ouro Branco do Sul, distante de Rondonópolis 110 Km, apresenta e utiliza do Projeto Horta Escolar, denominada na Proposta como: Horta Geométrica.

Para atender os alunos da Educação Básica, desta Unidade, no sentido de elaborar estratégias para a participação dos alunos em atenção as dificuldades em relação a temática “geometria”, com o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades, com a integração/elaboração ao cotidiano e outras atividades, proporcionando práticas pedagógicas, em um aprendizado integrado dos alunos e a diversidade dos conhecimentos e dos alunos e a diversidade dos conhecimentos e saberes. Como proposta o entendimento de identificar técnicas de manuseio do solo, vegetais orgânico, estabelecer relações do coletivo de alimentos nutritivo, identificar os processos de semeadura, cultivo e colheita, compreendendo a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde dos alunos.

O Projeto tem como metas: atendem as dificuldades dos alunos, os estudos e as leituras bibliográficas, atividades em construção de figuras geométricas, cálculos de área que tem a extensão da área plantada em cultivo de 150 m2 e 08 canteiros organizados em figuras geométricas, apoiadas em se contorno por garrafas PET, conforme fotos para ilustrar a horta.
Foram selecionadas para o plantio: folhas – raízes e condimentos.

O manejo da horta: irrigação diariamente, limpeza, preparo da terra para as mudas, observar fitos de sanidade da horta/canteiros, que são os insetos – fungos e outros. Da colheita e higienização, acontece de acordo com as orientações recebidas, para manutenção das hortaliças, com o auxilio das merendeiras da escola. Após a colheita o consumo da produção é servido, para implementação da merenda escolar, para os alunos, oferecemos uma variedade de valores nutricional, de acordo com que cada hortaliça oferece.


A Proposta de trabalhar a horta e a temática geometria, tem origem no entendimento que as figuras geométricas estão em nosso cotidiano, objetos tem formas, tamanhos e características próprias, assim observamos diante das dificuldades dos alunos e as observações realizadas associamos o conjunto de figuras que organiza o espaço de plantio e cultivo da Horta Geométrica, conforme as ilustrações da horta em fotos.

 


Divulgação e colaboração:
Diretora: Profª Maria Alves do Nascimento
Equipe Gestora e CDCE
Professores – Alunos e Funcionários.

Comentários

Rafael Delmonego disse…
Muito legal essa horta... um exemplo para outras escolas...

Postagens mais visitadas