XVII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA PROFª. VALÉRIA

Entre os dias 18 e 23 de julho estive participando do XVII Encontro Regional de História da ANPUH-MG na cidade de Uberlândia. O tema deste ano foi: “Conhecer, pesquisar e ensinar História: o lugar do conhecimento no mundo contemporâneo”. Já faz algum tempo que os encontros da ANPUH não têm priorizado a questão do ensino de história em seus fóruns de discussão, e o tema desta forma já foi um grande sucesso.


O evento contou com a participação de pesquisadores e professores de história de várias partes do Brasil e da Itália com a palestra inicial proferida pela professora Drª Chiara Vangelista da Universidade de Gênova.


As discussões nas mesas redondas foram bastante concorridas e contaram com a participação de importantes pesquisadores como: Dr Marcos Antônio da Silva (USP), Drª Ernesta Zamboni (UNICAMP) e Drª Selva Guimarães Fonseca (UFU).


O minicurso “ História e quadrinhos como recurso didático e fonte de pesquisa histórica” ministrado pelas professoras Drª Valéria Fernandes da Silva e Profª Natania Aparecida da Silva Nogueira (natania.nogueira2010@gmail.com) foi maravilhoso. Tanto para quem desenvolve pesquisa na área como também para professores que usam e querem usar o recurso didático, mas ainda não sabem como fazê-lo, as professoras deram várias dicas de técnicas e sugestões de bibliografia e sites em que podemos possuir mais informações. Para quem se interessou é só acessar os seguintes links:


http://www.gibitecacom.blogspot.com/


http://www.historiadoensino.blogspot.com/


Quadrinhos sobre folclore.


http://gibitecacom.blogspot.com/2010/07/historias-do-folclore-brasileiro-em.html


Todo o material do minicurso:


http://historiadoensino.blogspot.com/search/label/minicurso

Colaboração
Profª Formadora em História
Valéria Filgueiras

Comentários

Postagens mais visitadas