POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTÍNUA


Nosso primeiro questionamento : O que é comunicação?

Conceito, capacidade, processo e técnicas de transmitir e receber idéias, mensagens, com vistas à troca de informações, instruções etc.: A comunicação é um pré-requisito para a formação e consolidação de uma sociedade.

Ação ou resultado de comunicar(-se), de transmitir e receber mensagens: Esta empresa precisa melhorar a comunicação com as filiais.

A mensagem transmitida ou recebida, oral ou por escrito: Chegou uma comunicação da matriz.

O conjunto de conhecimentos, técnicas e procedimentos sobre essa transmissão e recepção de ideias, informações e mensagens, ministrado como disciplina: Ela estudou comunicação.

Exposição oral ou escrita sobre determinado tema

Capacidade de dialogar; ENTENDIMENTO: A comunicação entre os cônjuges é fundamental.

Ação de conversar; COLÓQUIO; CONVERSÇÃO.: Só têm comunicação por telefone.

Lendo sobre todas essas definições sobre a temática e após conhecer a obra “Introdução à educação Digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos... [ et al] – Brasília:Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008. 268 p.”, e a obra de Carlos Seabra, Tecnologias na Escola. Escrevi um projeto baseado nas idéias por esses autores apresentada que me possibilitasse incorporar na minha atividade de Formação Continuada.E claro que buscamos um local que tivesse uma distância razoável deste Centro de Formação.

A escola que serviu como projeto piloto dessa idéia foi EE. Rui Barbosa, Araguainha, MT. O Secretário Municipal de Educação MD. Professor Alberto Theodoro da Silva foi o meu grande incentivador.

Nosso primeiro contato oficial foi dia 15/03/2011 deste centro para a Secretaria de Educação e Cultura do referido município. Dele participaram o Professor Formador em História Luiz Carlos Varella de Oliveira, A Coordenadora Pedagógica de Formação Continuada Maria de Lourdes Rodrigues, A Diretora Flávia Gonçalves e o Secretário de Educação Professor Alberto Theodoro.

Todos os participantes dessa conferência Online concordaram que essa rede de comunicação seja ampliada para que as informações cheguem com mais rapidez e possibilitem a resolução das situações-problemas com relação ao ensino-aprendizagem, de forma equilibrada e eficiente.

O segundo passo será projetado para o próximo mês onde provavelmente a formação contínua propriamente dita irá perpetuar-se e apresentar outras meios de estudos.

Colaboração
Equipe Divulgação.

Comentários

Postagens mais visitadas