EM. ALCIDES PEREIRA DOS SANTOS

FORMAÇÃO CONTINUA

A Educação para o século XXI surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção da paz, da liberdade e da justiça social. É através dela que poderemos fazer enfrentamentos ante aos múltiplos desafios do futuro. A sociedade educativa está baseada na aquisição, atualização e utilização dos conhecimentos. São essas as três funções de relevância no processo educativo.

A aquisição ocorre de diversas maneiras. Uma obra que é lida. Um congresso que participamos ou a reunião de profissionais da educação para promoverem a formação contínua. Um filme assistido, uma visita a locais apropriados (museus, cidades históricas...). Após essas ações, o segundo momento é atualizar essas informações. Isto é, baseado numa pesquisa diagnóstica e nas experiências anteriores, a adaptação adequada do conteúdo a ser compartilhada com seus pares. A partir desse momento vamos utilizá-lo, o conhecimento, num trabalho colaborativo para proporcionar “o avanço dos processos sócio-educacional de uma instituição de ensino orientada para o desenvolvimento dos cidadãos capazes de enfrentar adequadamente a sociedade globalizada”.

Estivemos trabalhando na referida escola nessa linha reflexiva no dia 26/04/2011 das 17h00 às 19h00. O encontro foi proveitoso, pois os profissionais da educação  são dinâmicos e receptivos quando trata-se dessa temática. Não podemos deixar de citar o trabalho e  empenho da Equipe Gestora representadas pelas profªs. TÂNIA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA, MD. Diretora;  e as Coordenadoras Pedagógicas: ROSE NEIRE DE MOURA RODRIGUES e IRACENE XAVIER MARQUES REZENDE.

Colaboração
Luiz Carlos Varella de Oliveira
Formador em História.

Comentários

Postagens mais visitadas