GRUPO DE ESTUDOS VIAJANDO POR MATO GROSSO.



O Projeto do GE “Viajando Por Mato Grosso” está na sua terceira edição. O objetivo dessa ação é indicar possibilidades de estudos aos professores do ensino básico junto aos seus estudantes. Somos conhecedores que material voltado para essa temática no momento é incipiente. Para amenizar essa situação-problema apontada por nossos pares, estamos constantemente pesquisando e agregando o material em um único endereço (blog) que facilite o acesso do profissional da educação. Na execução do projeto, aceitamos sugestões e até incentivamos aos participante que elaborem textos voltados ao tema. Dessa maneira,  preparando nossos colaboradores à construção de material pertinente ao Grupo de Estudos.


Na terceira edição do projeto procuramos dar uma nova formatação. Pois entendemos que a educação está sempre em movimento. Nossos estudantes e professores precisam experienciar novas possibilidades de ensino-aprendizagem. Conhecendo essa evolução e participantes de um centro de formação por excelência, CEFAPRO pólo de Rondonópolis, MT e, para mostrarmos a outros setores da sociedade qual é o trabalho realizado neste seguimento da SEDUC, MT Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, instituímos uma aula especial. Esse encontro ocorreu no dia 06/05/2011, na Câmara Municipal de vereadores de Rondonópolis, MT.


Para a efetivação dessa aula de caráter extraordinário e fora do habitat normal dos nossos trabalhos convidamos duas escolas para se fazerem presentes: EE. La Salle e EE Antônio Guimarães Balbino. Estávamos preparados para trabalhar com no máximo 100 pessoas, no entanto, conseguimos reunir mais de trezentas pessoas no auditório da “Casa de Leis”. Para nós foi um espetáculo. Pois mostramos aos professores e diretores presentes ao evento que aulas diferenciadas são possíveis de se realizarem basta acreditar que podemos fazer. O programa desenvolveu-se desta maneira:


Constituição da Mesa.

1. Ananias Martins Filho MD. Presidente da Camara Municipal de Rondonópolis.

2. Flávia Martins Gonçalves. MD Diretora do CEFAPRO –Roo

3. Maria de Lourdes Rodrigues. MD Coordenadora de Formação Continuada.

4. Romildo Pereira Carlos MD Professor Formador em Geografia.

5. Prof ª Soraida

6. Aluna Eliana


PROGRAMAÇÃO


1. Importância da Casa de Leis de Rondonópolis para os munícipes (Ananias Martins Filho). (15 min.)

2. O CEFAPRO de Rondonópolis como Centro de Formação Continuada por excelência. Flávia Gonçalves (10min.)

3. Formação Continuada: Um Caminho para novos saberes Lourdes Rodrigues (10min.)

4. Apresentação do Projeto. Romildo Pereira Carlos (10 min.)

5. A Educação para o Seculo XXI. Luiz Carlos Varella de Oliveira. (10min.)


No calor da programação também testamos e experimentamos outra ferramenta para o ensino- aprendizagem. Já trabalhávamos com ela com o município de Araguianha restava-nos efetivar um teste mais profícuo e de interação. Conseguimos e, tivemos a fala do MD. Professor Alberto Theodoro da Silva e do MS Edevamilton Oliveira (Profº Edy”). Precisamos ainda melhorar muito nessa direção. Mas a título de experimentação ficamos satisfeitos com os resultados. Fazemos essas afirmações em função da presença de estudantes  e professores no recinto.



WEBCONFERÊNCIA.


1. Edvamilton de Oliveira (Profº “Edy” – Cáceres,MT)

2. Profº. Alberto Theodoro da Silva (Araguainha, MT)


A inovação, em qualquer setor de atividade humano requer pesquisa, trabalho, envolvimento, estudo e muito trabalho colaborativo. O evento ocorrido teve direta e indiretamente a participação de várias pessoas. Planejamento foi a chave do sucesso.



O GE “Viajando Por Mato Grosso” tem como objetivo na linha de formação contínua apresentar possibilidades de trabalhos na área das Ciências Humanas e Sociais, para que os estudantes incentivados por seus orientadores (professores), adquiram conhecimento e respeito acerca do estado de Mato Grosso. O despertar dessa sensibilidade com essas ações diferenciadas incentivará esse ser humano a defender o espaço que habita em toda a sua extensão. Essa defesa, não mais por obrigação mas por espontânea vontade garantirão às gerações vindouras o equilíbrio ecológico para a perpetuação de espécies.


Com relação a culminância do projeto em sua terceira edição dessa maneira teve procedimento. Saímos as 5h40 da manhã, de frente do Banco do Brasil da Praça Brasil, dia 07/05/2011 de Rondonópolis e o retorno do Município de Nobres dia 08/05/2011 por volta das 23h00.


A viagem de estudos transcorreu dentro da normalidade, divulgamos o grupo de estudo para várias pessoas de Nobres, um grupo do Rio de Janeiro e um outro da Eslovênia. A Vila Bom Jardim, um Distrito do referido município é pequena, aproximadamente 600 habitantes, não existe policiamento na Vila e a principal atividade econômica é o turismo.


Colaboração
Romildo Pereira Carlos –Geografia-
Luiz Carlos Varella de Oliveira. –História-

Comentários

Caro colegas,

Parabéns pelo sucesso da terceira edição do GE Viajando por Mato Grosso. Apresentei o nosso blog em um seminário sobre Reflexividade e Formação de professores aqui no Doutrorado na UNICAMP e nosso trabalho no CEFAPRO e da SEDUC/MT foi bastante elogiado. Continuem com o mesmo entusiasmo, amor e profissonalismo que é a marca do trabalho do CEFAPRO de Rondonópolis.

Um grande abraço,
Valéria Filgueiras Dapper

Postagens mais visitadas