XXI SEMANA DE GEOGRAFIA
XXI Semana de Geografia
Nesta quinta feira 29 de maio de 2008 dia do Geógrafo o professor formador do CEFAPRO Rondonópolis Wilson José Soares na Área de Ciências Humanas e Sociais com a disciplina Geografia participou de uma mesa redonda no anfi-teatro da UFMT discutindo a temática relacionada ao currículo para o ensino de Geografia na Educação Básica na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana.
A organização do ensino de Geografia passa pela leitura e interpretação do espaço, da paisagem e das marcas culturais, as crenças e concepções das pessoas que ocupam determinado espaço. Ajudar os estudantes a compeender esta organização é papel fundamental da Geografia, as aulas desta disciplina precisa ser viva e recheada de significados, compreender o espaço local é requisito indispensavel para entender o global, poie é no local que as coisas acontecem, é ali que as pessoas vivem, criam seus laços de afetividades e participam da construção e reconstrução da paisagem.
Nesta perspectiva o professor de Geografia precisa modificar suas metodologias pedagógicas, passar a utilizar o livro didático apenas como referencia de leitura para os alunos e passar a incentivar a pesquisa a construção de hipóteses e ir e busca das respostas, criando desde cedo o gosto e as habilidades de ser um pesquisador.
Portanto, o professor não pode esquecer de considerar as faixas etárias de seus estudantes, e a partir destas referencias planejar suas aulas considerando três estágios básicos para a compreensão do espaço geografica, iniciando pelo espaço vivido encamindo-se para o percebido até chegar ao concebido. Ensinar Geogafia é muito mais que memorizar nomes de paisagens naturais e sociais e acima de tudo compreender como essas paisagens são organizadas e a quem interessa essa organização.
Equipe do
INFORMANDO.
A organização do ensino de Geografia passa pela leitura e interpretação do espaço, da paisagem e das marcas culturais, as crenças e concepções das pessoas que ocupam determinado espaço. Ajudar os estudantes a compeender esta organização é papel fundamental da Geografia, as aulas desta disciplina precisa ser viva e recheada de significados, compreender o espaço local é requisito indispensavel para entender o global, poie é no local que as coisas acontecem, é ali que as pessoas vivem, criam seus laços de afetividades e participam da construção e reconstrução da paisagem.
Nesta perspectiva o professor de Geografia precisa modificar suas metodologias pedagógicas, passar a utilizar o livro didático apenas como referencia de leitura para os alunos e passar a incentivar a pesquisa a construção de hipóteses e ir e busca das respostas, criando desde cedo o gosto e as habilidades de ser um pesquisador.
Portanto, o professor não pode esquecer de considerar as faixas etárias de seus estudantes, e a partir destas referencias planejar suas aulas considerando três estágios básicos para a compreensão do espaço geografica, iniciando pelo espaço vivido encamindo-se para o percebido até chegar ao concebido. Ensinar Geogafia é muito mais que memorizar nomes de paisagens naturais e sociais e acima de tudo compreender como essas paisagens são organizadas e a quem interessa essa organização.
Equipe do
INFORMANDO.
Comentários
Fica o registro da adminiração que tenho pela pessoa e o trabalho realizado.
Luciane Aporta
Diretora
CEFAPRO
Rondonópolis/MT