COMUNICAÇÃO RADIOFÔNICA ESCOLAR

Quarta-feira, 18 de junho de 2008


Rádio é usado como estratégia de lazer e aprendizagem em escola de Rondonópolis.
Mais uma escola de Mato Grosso iniciou esta semana uma prática pedagógica diferente: o uso das potencialidades do rádio para o processo de ensino-aprendizagem. A Escola Estadual “Dom Wunibaldo Tauller”, de Rondonópolis, inaugurou o Programa Rádio Escola, com o objetivo de proporcionar aos alunos momentos de lazer e cultura, que contribuam para a qualidade do ensino.


Conforme a diretora do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros), Luciane Porta, a “rádio” (na verdade, um sistema de som interno), funciona nos três períodos de aula da escola. A intenção é atender às diferentes faixas etárias durante os intervalos, com a simulação do que seriam programas de rádio, feitos ao vivo, por alunos voluntários.


Luciane informa que a proposta da rádio é da diretora da escola, Deuzimar Freitas e foi elaborada com a colaboração do aluno Luciano Cruz e contribuições da professora Edna Brito. Dentre os assuntos abordados nos programas esta semana, por exemplo, estão temas como os 30 anos de aniversário de criação da escola; momentos cívicos, com datas comemorativas; momento religioso; concurso de poemas; momentos de literatura e leitura e projetos sobre Educação e meio ambiente.

A “Dom Wunibaldo” atende a uma demanda de 1.419 alunos em três turnos de funcionamentos, sendo 553 no Ensino Fundamental em ciclos; 336 no Ensino Fundamental (EJA); 209 no Ensino Médio e 321 no Ensino Médio (EJA).


De acordo com Luciane, o Cefapro tem acompanhado nas escolas a implementação de projetos e programas. No momento, está sendo feita uma pesquisa sobre o desenvolvimento de projetos inovadores nas cerca de 100 escolas da área de abrangência da unidade.


SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Unknown disse…
Nossos agradecimentos a equipe de Assessoria de Comunicação da SEDUC pelo empenho e atenção.
Equipe Gestora
CEFAPRO
Rondonópolis/MT

Postagens mais visitadas