AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA

Luciane Ribeiro Aporta (Mestre em Educação /Diretora do CEFAPRO- Rondonópolis)
e-mail: lucianeaporta@gmail.com


RESUMO: O presente trabalho têm como objetivo geral pesquisar as contribuições dos laboratórios de informática para a formação dos alunos e professores nas escolas públicas da rede estadual de Ensino Básico de Mato Grosso, a cerca do desenvolvimento das ações e práticas pedagógicas contribuindo para elaboração de um currículo escolar diferenciado que contempla as práticas pedagógica para TICs, sem desarticular a tecnologia, informática e a educação, observando também a influência das TICs na Sociedade – Educação e Trabalho. Realizamos o trabalho de pesquisa em três municípios e 05 Escolas, como instrumento para coleta dos dados utilizamos questionário semi-estruturado, sendo em: Rondonópolis (03), localizado geograficamente na Região Sul; Matupá (01), no Norte e Pontes e Lacerda (01), a Oeste. A escolha dos municípios envolvidos na pesquisa, atende a localidade de Pólo dos CEFAPROs. Para melhor compreender as oportunidades deste meio de comunicação contemporâneo que esta apresentado é necessário superar os desafios expostos pelo uso das TICs. Foram entrevistados 5 (cinco) professores que trabalham nos laboratórios das escolas e constatado que as ferramentas do maior uso na formação dos professores e dos alunos são Word, excel, paint e power point, e que os alunos utilizam o laboratório para pesquisas na internet, ler e-mails e entretenimentos. Já os professores fazem uso para acesso a internet, organização e planejamento de suas aulas.

Palavras-chaves: Educação. Tecnologia. Formação.

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