O CEFAPRO E O PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: SALA DE PROFESSOR

O CEFAPRO E O PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: SALA DE PROFESSOR

Luciane Ribeiro Aporta[1]

RESUMO: Este artigo tem a intenção de apresentar as práticas/atividades desenvolvidas pela equipe do CEFAPRO-Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação do Pólo de Rondonópolis, na implementação dos Grupos de Estudos para Formação Continuada, balizadas nas orientações SEDUC/SUFP. O desafio é ampliar a postura participativa dos professores no processo e nos Programas/Projetos desenvolvidos para a Formação Continuada, os quais norteiam as ações e o planejamento do CEFAPRO, contribuindo significativamente com as Propostas de Formação das Escolas. O objetivo desta forma é fomentar a Formação Continuada junto aos profissionais da educação, para que estes possam refletir a ação pedagógica; inová-la garantindo a construção do conhecimento pelo aluno; melhoria da qualidade do ensino público e à formação do cidadão; incentivar a divulgação das atividades fundamentada em pesquisa e resultados dos Grupos de Estudos além de inserir os recursos das TICs a serviço da formação. Abordaremos dados quantitativo e qualitativo. Este trabalho visa contribuir com o fortalecimento da escola como lócus de Formação, estabelecendo um diálogo comprometido com as atribuições do CEFAPRO, que respalda suas ações nos pressupostos teóricos das questões educacionais; no atendimento das unidades Escolas e nas orientações da SEDUC/SUFP, no cumprimento de suas atribuições.
Palavras-chave: Grupos de Estudos. Cefapro. Implementação.

1] Mestre em Educação – Universidade Federal de Mato Grosso – lucianeaporta@gmail.com

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