Todos por uma Educação Nota Dez

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
HISTÓRIA
PROFESSOR FORMADOR : LUIZ CARLOS VARELLA DE OLIVEIRA


Escola Estadual Sebastiana Rodrigues da Silva.
(Período Matutino)
Comuniquei os programas que estão sendo desenvolvidos pela SEDUC e o CEFAPRO irá estar dando informações e orientações sobre os mesmos bem como, na medida das necessidades dando sugestões quando for solicitado, para a realização dos mesmos. Fomos recebidos cordialmente e percebermos que somos bem aceitos pela equipe gestora e o corpo docente da escola.
Na nossa conversa com a Diretora da Instituição ficamos apreensivos com uma situação relatada por ela. Falou-nos da indignação que tem de sua escola, apesar de ter começado a três anos, continua ainda em reforma. Essa situação causa constrangimento, segundo a gestora em convidar os pais para uma reunião e falar de melhorias se a escola esta funcionando, fisicamente, em caráter precário. Mesmo diante dessas revelações, não deixemos de falar da importância na escola do Projeto Sala de Professor e a elaboração de sub-projetos para incrementar as ações na escola. Deixamos nossas interlocutoras bem a vontade para expressarem seus pensamentos. Próximo ao encerramento do período Matutino, participamos do programa “Caça-talentos” onde a própria diretora Professora Liseth Tosta (a Lia), conduziu os trabalhos. Fizemos uma fala aos estudante e ressaltamos a importância do seu dia e a dedicação de seus professores para com eles.

Escola Estadual André Antônio Maggi

(Período Vespertino)

Essa escola com quase 1700 alunos teve uma programação nesse dia da Educação nota 10, bem mais arrojada. Visitamos no período vespertino e ela nos relatou o ocorrido. Segundo a gestora, o desempenho dos alunos e professores foi excelente. Para motivar os estudantes foi realizada uma gincana, envolvendo grande parte dos alunos. Nesse evento existiam tarefas diferentes aos participantes. Isto é, um grupo iria confeccionar cartazes alusivos ao dia dos pais, outro iria fazer pinturas sobre esse dia e a grande maioria encarregar-se-ia de arrecadar alimentos.

Não estivemos presente no período em que essas atividades foram desenvolvidas mas por estarmos em outro estabelecimento mas, vimos todos os resultados das tarefas cumpridas e deixou-nos muito feliz, pois em pleno dia do estudante eles realmente realizaram uma educação nota 10.

O que nos chamou atenção foi a arrecadação de alimentos não perecíveis, mais de 500 quilos, que serão transformados em “cestas básicas” e serão doadas às famílias dos alunos mais carente4s da escola. Um gesto muito nobre. Que na fala da diretora é “uma maneira de ensinar os nossos alunos a praticarem solidariedade”.

A programação, por uma educação nota 10, teve sequência no período noturno. Agora com dois momentos distintos. O primeiro deles, uma reunião com os pais, onde foi solicitado sua presença na escola com mais freqüência, não para tratar de assuntos exclusivamente do seu filho, mas de assuntos relacionados a escola onde seu filho estuda. Novamente ressaltamos a importância do trabalho colaborativo, dos alunos do ensino médio realizarem a prova do ENEM, e a importância que tem, a nós professores, o Projeto Sala de Professor.

A diretora “Dorinha”nos convidou para um jantar que será realizado no dia 13/09/2009. Uma “galinhada.” A realização desse evento é a culminância de um subprojeto de Biologia. O professor da área lançou o seguinte desafio. Cada aluno teria que adotar um “pintinho,” criá-lo até ele ficar pronto para o abate. O único pagamento que o aluno teria era contribuir com o jantar com sua produção de carne. É bem verdade que muitos elementos do projeto já foram para a panela. E aqueles que já não existem mais, seus donos deverão doar a escola um par de “coxas de frango”. Portanto, a contribuição dos alunos nesse evento é muito importante. Parabéns professor Vitório por mais essa idéia onde o senhor é mestre.

Foi muito gratificante visitar essas duas instituições e saber que o trabalho que realizamos está surtindo efeito. Isso nos alegra e nos compromete mas fazer educação é acima de tudo promover felicidades.

Gostaríamos que outras instituições educacionais também tivessem essas iniciativas. Elas nos engrandecem enquanto educadores.

Contribuições/Divulgação:

Luiz Carlos Varella de Oliveira

Professor Formador em História

CEFAPRO - ROO



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