VIAJANDO POR MATO GROSSO

Viajar, andar, correr sempre foram ações do ser humano. Esses movimentos eram realizados a princípio, para defesa individual ou coletiva. Em todos eles o objetivo era a sobrevivência. Na atualidade acontecem esses deslocamentos. As intenções são para conhecer a marca deixada pela humanidade no transcurso de sua História.
O CEFAPRO, Centro de Formação e Atualização dos Professores da Educação Básica, Um órgão orientado pela SEDUC-MT e coordenado pela SUFP- Superintendência de Formação de Professores, através do Polo de Rondonópolis, composto de treze (13) municípios e oitenta escolas (80), da região Sul de Mato Grosso faz um trabalho de educação contínua para mostrar e demonstrar aos profissionais da educação pertencentes a este quadrante do Estado, a importância de conhecer as especificidades apresentadas nesta região do Território Nacional.
O Projeto “Viajando por Mato Grosso através das Ciências Humanas e Sociais e Suas Tecnologias” tem como objetivo no programa de Formação Continuada, fomentar possibilidades para o entendimento da História Mato-Grossense e seus desdobramentos.
A culminância da primeira edição do projeto ocorreu em 2008. O roteiro, como estávamos em fase de implantação foi: Rondonópolis, Dom Aquino, Chapada do Guimarães, Jaciara e a chegada no local de origem. Nesse trajeto, ainda que tímido, conhecemos algumas particularidades. Entre elas destacamos o Rio da Casca, local onde a natureza é exuberante e aconchegante ao ser humano, nos dias quentes da região. Também fizeram parte dessa visita o Mercado Público de Cuiabá, A Igreja de São Benedito e o Parque Mãe Bonifácia na Capital de Mato Grosso.
Como tratava-se de uma viagem de estudos de dois dias, o pernoite foi feito na unidade do CEFAPRO cuiabano. Com isso, conhecemos a estrutura e a localização do centro de formação que atende as demandas existentes na região de Cuiabá.
A segunda edição do projeto aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro de 2009 e o roteiro realizado foi este: Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças e o retorno par a Terra de Rondon, segundo a obra de Olímpio Alves e Tibiriçá.
Em Primavera do Leste visitamos o Memorial NIVIA DENARDI, onde está contida a História desse município de Mato Grosso, em imagem e áudio. Nós, do Grupo de Estudos “Viajando Por Mato Grosso através das Ciências Humanas e Sociais e Suas tecnologias, queremos agradecer a acolhida feita pelo CEFAPRO de Primavera do Leste e a atenção dispensada pela equipe que coordena o Memorial, em receber nossa equipe, trinta e três pessoas (professores Formadores do Centro de Formação de Rondonópolis e da Rede Estadual...)

Nossa segunda parada foi na Aldeia Xavante de Sangradouro. O contato com essa etnia nos deu a dimensão da influência do capitalismo nas várias civilizações indígenas do Brasil.
Nosso pernoite foi em Barra do Garças, na EE. Senador Filinto Muller, após termos conhecido as águas termais do município. No outro dia, 15 de novembro de 2009 (Dia em que comemoramos a Proclamação da República Brasileira), nosso programa de estudos teve dois momentos:
O primeiro foi a caminhada pela escadaria com 1217 degraus até a imagem do Cristo de Barra do Garças. Experiência efêmera, pois o visual da cidade daquele local nos faz compreender a pequenez do ser humano diante da natureza.
O segundo foi a visita feita a Cachoeira Pé da Serra. Novamente a natureza nos deu boas vindas e nós, diante do calor da região aproveitamos o que ela nos deu de presente.
Queremos ressaltar que nessa segunda edição, tivemos o apoio logístico de dois centro de formação: Primavera do Leste e Barra do Garcas. Agradecemos a todos os colaboradores que direta ou indiretamente contribuíram para que essa viagem de estudos acontecesse.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS
CEFAPRO DE RONDONÓPOLIS.
Professores Formadores: Rogério – Romildo – Valéria – Luiz Carlos.

Comentários

CEFAPRO disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
CEFAPRO disse…
Vale registrar que na 1ª edição contamos com o apoio do CEFAPRO de Cuiabá - Equipe da SUFP e Assessoria de Comunicação, bem como os parceiros que colaboraram para realização do projeto apresentado.

Postagens mais visitadas