Nós também somos Educadores
EE Major Otávio Pitaluga
Ensino Médio Integrado
Município de Rondonópolis/MT
7- SALA DO PROFESSOR PARA O ADMINISTRATIVO (AAEs e TAEs)
SUBPROJETO: Nós também somos educadores
7.1 - Objetivo Geral
· Oportunizar aos técnicos e funcionários do apoio administrativo (AAEs e TAEs) uma formação no sentido de garantir a otimização dos serviços prestados no que diz respeito à qualidade e um bom relacionamento interpessoal.
7.2 - Objetivos específicos
· Disseminar nestes profissionais a consciência de que também são educadores;
· Planejar ações que garantam a satisfação de todos;
· Promover encontros para abordagem de aspectos comportamentais e operacionais.
7.3 - Justificativa
Os técnicos e os funcionários do apoio administrativo deste estabelecimento de ensino sempre estiveram à margem de qualquer processo de formação continuada. Preocupada com esta formação e capacitação é que a coordenação da Sala do Professor se propôs a desenvolver um projeto que viesse atender as necessidades e expectativa destes profissionais, garantindo assim uma otimização na prestação de serviços, uma vez que as temáticas a serem abordadas dizem respeito a assuntos relacionados com à qualidade dos trabalhos oferecidos, como às relações interpessoais, carreira profissional, qualidade de vida e postura de educadores nas diversas funções que executam. Queiramos ou não, a figura e o jeito de ser dos profissionais da educação – professores e técnicos servem de tela de projeções e de modelo de personalidade, de conduta e de atitudes. Estes fatores expressam características pessoais, traços de temperamento, de caráter, graus e qualidades de conhecimento que marcam nossa personalidade. Nossas atitudes (traços) tanto podem ser copiadas pela admiração do outro (exemplo) como podem ser rejeitadas pelas pessoas que nos cercam.
O que fica evidente é que para além de nosso papel de fazer a escola caminhar, nós também podemos fazer educação, à medida que mantemos a escola acessível e organizada, higienizada ou compondo um cardápio saudável e delicioso para todos. É neste fazer com amor que nos sentindo parte do todo, nos vemos para além do técnico: um educador.
O projeto da escola caminha bem, porque possibilitamos as condições estruturais favoráveis para que isto aconteça.
Desde a portaria marca-se o ponto de partida de nossa missão coletiva. Este profissional educador recepciona, conduz quem adentra a escola – aluno, professor e pessoas diversas – exercendo seu papel dentro do todo que compõe a escola (é este educador que garante a tranqüilidade para que os professores possam conduzir sua aula com segurança).
Os profissionais que cuidam da limpeza organizam o espaço físico da escola dando – lhes condições estruturais para o seu perfeito funcionamento (é este educador que garante a todos componentes da escola um ambiente de boa saúde e higiene).
As merendeiras compõem cardápios variados que feitos com dedicação, e temperados com amor, aguçam o paladar dos que degustam (é este educador que ameniza a fome física para que aguce nossa fome de conhecimento).
Os funcionários da secretaria executam serviços burocráticos, de caráter administrativo e organizacional da escola - documentos, escrituração, legalização da vida escolar tanto de professores como de alunos (é este educador que documenta todo o trabalho exercido pelos demais componentes da escola).
Este conjunto onde se incluem profissionais de apoio administrativo, e técnicos administrativos formam a estrutura e o suporte que dá condições a escola conduzir seu projeto pedagógico, como co-responsáveis, e, firmando - nos cada vez mais como educadores.
A natureza nos ensina a difícil lição dos frutos que amadurecem devagar:
SEMEAR,
SEMEAR .......
E UM DIA COLHER.
7.4 - Proposta de temática para estudo - 2009
Secretaria, Nutrição, Limpeza e Vigia:
· Atendimento/tratamento;
· Escrituração;
· Legislação;
· Logística;
· Expediente;
· Qualidade de vida;
· Globalização e seus efeitos;
· Informações;
· Atribuições (cada Função);
· Relacionamento/ Auto-avaliação;
· Ética no serviço público;
· Higiene e conservação do ambiente e de materiais.
7.5 – Cronograma
Meses | Dias | | ||||||||
Março | 17 | 24 | *31 | _ | _ | _ | _ | _ | _ | |
Abril | 07 | 14 | *28 | _ | _ | _ | _ | _ | _ | |
Maio | 05 | 12 | 19 | *26 | _ | _ | _ | _ | _ | |
Junho | 02 | 09 | 10 | 16 | 17 | 23 | *30 | _ | _ | |
Julho | 07 | 14 | 21 | *28 | _ | _ | _ | _ | _ | |
Agosto | 04 | 05 | 11 | 12 | 18 | *25 | _ | _ | _ | |
Setembro | 01 | 08 | 15 | 16 | 22 | 29 | *30 | _ | _ | |
Outubro | 06 | 07 | 20 | 21 | 27 | 28 | _ | _ | _ | |
*Coordenadora do Projeto: Maria Goreti da Silva
*Acompanhamento do responsável do CEFAPRO pela Escola.
7.6- Avaliação
Avaliação será continuamente, mediante o desenvolvimento profissional, através de auto-avaliação.
Colaboração e Divulgação
Professora Formadora
Aline Fernandes
CEFAPRO de Rondonópolis/MT
Comentários