quarta-feira, 31 de março de 2010

Nós também somos Educadores

EE Major Otávio Pitaluga

Ensino Médio Integrado

Município de Rondonópolis/MT


7- SALA DO PROFESSOR PARA O ADMINISTRATIVO (AAEs e TAEs)

SUBPROJETO: Nós também somos educadores

7.1 - Objetivo Geral

· Oportunizar aos técnicos e funcionários do apoio administrativo (AAEs e TAEs) uma formação no sentido de garantir a otimização dos serviços prestados no que diz respeito à qualidade e um bom relacionamento interpessoal.

7.2 - Objetivos específicos

· Disseminar nestes profissionais a consciência de que também são educadores;

· Planejar ações que garantam a satisfação de todos;

· Promover encontros para abordagem de aspectos comportamentais e operacionais.

7.3 - Justificativa

Os técnicos e os funcionários do apoio administrativo deste estabelecimento de ensino sempre estiveram à margem de qualquer processo de formação continuada. Preocupada com esta formação e capacitação é que a coordenação da Sala do Professor se propôs a desenvolver um projeto que viesse atender as necessidades e expectativa destes profissionais, garantindo assim uma otimização na prestação de serviços, uma vez que as temáticas a serem abordadas dizem respeito a assuntos relacionados com à qualidade dos trabalhos oferecidos, como às relações interpessoais, carreira profissional, qualidade de vida e postura de educadores nas diversas funções que executam. Queiramos ou não, a figura e o jeito de ser dos profissionais da educação – professores e técnicos servem de tela de projeções e de modelo de personalidade, de conduta e de atitudes. Estes fatores expressam características pessoais, traços de temperamento, de caráter, graus e qualidades de conhecimento que marcam nossa personalidade. Nossas atitudes (traços) tanto podem ser copiadas pela admiração do outro (exemplo) como podem ser rejeitadas pelas pessoas que nos cercam.

O que fica evidente é que para além de nosso papel de fazer a escola caminhar, nós também podemos fazer educação, à medida que mantemos a escola acessível e organizada, higienizada ou compondo um cardápio saudável e delicioso para todos. É neste fazer com amor que nos sentindo parte do todo, nos vemos para além do técnico: um educador.

O projeto da escola caminha bem, porque possibilitamos as condições estruturais favoráveis para que isto aconteça.

Desde a portaria marca-se o ponto de partida de nossa missão coletiva. Este profissional educador recepciona, conduz quem adentra a escola – aluno, professor e pessoas diversas – exercendo seu papel dentro do todo que compõe a escola (é este educador que garante a tranqüilidade para que os professores possam conduzir sua aula com segurança).

Os profissionais que cuidam da limpeza organizam o espaço físico da escola dando – lhes condições estruturais para o seu perfeito funcionamento (é este educador que garante a todos componentes da escola um ambiente de boa saúde e higiene).

As merendeiras compõem cardápios variados que feitos com dedicação, e temperados com amor, aguçam o paladar dos que degustam (é este educador que ameniza a fome física para que aguce nossa fome de conhecimento).

Os funcionários da secretaria executam serviços burocráticos, de caráter administrativo e organizacional da escola - documentos, escrituração, legalização da vida escolar tanto de professores como de alunos (é este educador que documenta todo o trabalho exercido pelos demais componentes da escola).

Este conjunto onde se incluem profissionais de apoio administrativo, e técnicos administrativos formam a estrutura e o suporte que dá condições a escola conduzir seu projeto pedagógico, como co-responsáveis, e, firmando - nos cada vez mais como educadores.

A natureza nos ensina a difícil lição dos frutos que amadurecem devagar:

SEMEAR,

SEMEAR .......

E UM DIA COLHER.

7.4 - Proposta de temática para estudo - 2009

Secretaria, Nutrição, Limpeza e Vigia:

· Atendimento/tratamento;

· Escrituração;

· Legislação;

· Logística;

· Expediente;

· Qualidade de vida;

· Globalização e seus efeitos;

· Informações;

· Atribuições (cada Função);

· Relacionamento/ Auto-avaliação;

· Ética no serviço público;

· Higiene e conservação do ambiente e de materiais.

7.5 – Cronograma

Meses

Dias


Março

17

24

*31

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Abril

07

14

*28

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Maio

05

12

19

*26

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Junho

02

09

10

16

17

23

*30

_

_


Julho

07

14

21

*28

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_


Agosto

04

05

11

12

18

*25

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Setembro

01

08

15

16

22

29

*30

­_

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Outubro

06

07

20

21

27

28

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*Coordenadora do Projeto: Maria Goreti da Silva

*Acompanhamento do responsável do CEFAPRO pela Escola.

7.6- Avaliação

Avaliação será continuamente, mediante o desenvolvimento profissional, através de auto-avaliação.


Colaboração e Divulgação

Professora Formadora

Aline Fernandes

CEFAPRO de Rondonópolis/MT

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