sexta-feira, 16 de julho de 2010

ORIENTAÇÕES CURRICULARES

Informativo – Ocs

Apresentamos a vocês as Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso que foram construídas no primeiro momento pelos consultores – especialistas de diferentes áreas de Conhecimento, professores da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso e Unemat – Universidade Estadual de Mato Grosso, sob a coordenação da Profª Drª Acácia kuenzer.

O objetivo das Orientações Curriculares - OCs é provocar o diálogo entre professor e escola acerca da prática docente, que contribua para a reflexão sobre quais conhecimentos os alunos precisam construir em cada uma das áreas.

As OCs foram apreciadas numa primeira leitura realizada por grupos de professores da Sueb e Sufp, que apresentaram propostas de reformulação e sugestões.
Na sequência, encaminhadas aos Cefapros para serem discutidas e avaliadas e cujas contribuições foram apresentadas no Seminário Integrador de 23 a 27/03/10.

Logo após, o Seminário Integrador , foram constituídos quatro Grupos de Trabalho – GTs: Alfabetização, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. Compostos por professores da Sueb – Ensino Fundamental e Médio, Sufp e Cefapros, para sistematizarem as propostas e trabalharem as mesmas, junto aos consultores.

Para esta etapa, encaminhamos às Escolas, Assessorias e Cefapros, o texto preliminar das OCs para estudo na Hora de Trabalho Pedagógico - HTP: Sala de Professor, grupos de estudos e outros .

Estudo HTP:
A organização desta etapa de 04 a 29/06 - ficará sob a responsabilidade da equipe gestora da escola, que deverá:
· Organizar o momento de estudo, envolvendo todos os profissionais da educação que compõem a escola;
· O importante é que todos os professores e demais profissionais da educação participem, por completo, do processo de leitura, discussão e análise do documento preliminar.

Seminário Interno – Escola - 30/06 e 01 e 02/07

A gestão da Escola deverá:
· Promover a participação da comunidade escolar no Seminário Interno , nestes três dias letivos;
· Convidar as lideranças comunitárias: sindicato, presidente de Associação de Bairros, líderes religiosos, movimentos sociais e outros para a discussão;
· Os professores devem reunir-se por área de conhecimento e suas respectivas disciplinas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemática); por níveis de Ensino (Fundamental e Médio); por modalidades e especificidades (Educação: Indígena, de Jovens e Adultos e do Campo).

Os grupos organizados, conforme a sugestão descrita acima, farão a leitura, procederão a análise e darão suas contribuições observando os seguintes aspectos:

Ø Compreensão do texto: Observar e apontar trechos que apresentem dificuldades de entendimento, termos ou conceitos que careçam de melhor definição ou explicação;
Ø Conteúdo do documento: Observar se o texto atende e esclarece os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Básica.
Ø As propostas de eixos articuladores, capacidades e conhecimentos: observar se contemplam a área e a necessidade dos alunos de sua escola. São conhecimentos significativos e relevantes para o desenvolvimento cognitivo e/ou vida prática dos alunos?

Importante lembrar que o documento, após a aprovação, pretende orientar a educação básica do Estado de Mato Grosso e que, por si só, não conseguirá responder às especificidades de cada localidade e de cada escola.

Ø A metodologia e o processo de avaliação: observar se atendem às necessidades do processo ensino e aprendizagem; são adequadas ao tempo e ao espaço de produção de conhecimento dos professores e alunos?
Ø O documento, em termos gerais: contempla identidades e culturas de Mato Grosso? (história, geografia, manifestações culturais, diversidades, literatura etc.).

Apreciar as contribuições, sistematizar, conforme roteiro (a ser enviado), e levá-las ao Seminário Municipal.

· Eleger representantes da escola, um da alfabetização, um das Ciências Humanas, um das Ciências da Natureza e Matemática e um das Linguagens para apresentar as propostas da Escola no Seminário Municipal.


Seminário Municipal – Assessoria Pedagógica - 08 e 09/07

Apreciar as contribuições, sistematizar, conforme roteiro (a ser enviado), e encaminhá-las ao Cefapro;

· Eleger representantes dos municípios, um da alfabetização, um das Linguagens, um das Ciências Humanas e um das Ciências da Natureza e Matemática para apresentar as propostas do município no Seminário Regional.


Seminário Regional – Cefapro – 02 a 06/08

Apreciar as contribuições, sistematizar, conforme roteiro (a ser enviado), e encaminhá-las aos Gts.


Sistematização – GTs – 23 a 27/08

Apreciar as contribuições, sistematizar, e discuti-las no Seminário – Profª Drª Acácia Kuenzer e Consultores.


Finalização OCs – GTs – 08 a 10/09

Colaboaração Flávia Gonçalves
Diretora CEFAPRO Rondonópolis

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