JOAQUIM NUNES ROCHA - LIXO EM LUXO



Aconteceu nesta sexta no dia 10 de Setembro, a Mostra do projeto “Reciclagem: Uma Alternativa para minimizar os impactos ambientais- O Luxo do Lixo” já em sua terceira edição. Segundo o convite enviado ao Cefapro pela diretora Chistianne Carvalho Dorilêo, o projeto tem como objetivo oferecer meios para que os alunos compreendam os fatos naturais e humanos e desenvolvam potencialidades, adotando posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente justa preservando todas as manifestações de vida do Planeta. O projeto envolveu diretamente sessenta alunos que participaram ativamente nos desfiles e danças com roupas confeccionadas com materiais alternativos como garrafas PET, latinhas de alumínio, cartões de telefones e etc...


O Evento aconteceu durante os períodos matutino, vespertino e noturno, e reuniu toda a escola para fortalecer as metas do projeto. As professoras Lucilene Matos e Luciamar Cristina coordenaram e orientaram os alunos na confecção das peças, e nas contribuições artísticas.


Pelo período Matutino acompanhei o evento e fiquei surpresa com a participação e envolvimento da escola, mas principalmente dos alunos, que se colocaram como sujeitos e autores desta reflexão em prol da conservação do meio ambiente. É de extrema importância que as escolas e as comunidades proporcionem momentos de reflexões como este, que fazem parte do direito de cidadania das pessoas inseridas em uma comunidade. Sabe-se que realmente não há como não produzir lixo, mas é possível criar estratégias para uma diminuição significativa nos índices de descarte que se tornam alarmantes a cada dia. Neste sentido é importante parabenizar a Escola nesta iniciativa, pois muito do que é jogado fora, ainda pode ser reaproveitado gerando renda e recursos para diversas famílias. Acredito que o sucesso do projeto se deve ao comprometimento dos professores e da equipe gestora em desenvolver projetos que envolvam o aprendizado de forma lúdica e contextualizada sem perder o foco humano e social.



Michele Cristina da Silva Oliveira
Professora Formadora-
Cefapro de Rondonópolis

Comentários

Postagens mais visitadas