EE. RENILDA SILVA MORAES
Dia 09/02/2011 estivemos reunidos com a Equipe Gestora e professores da referida escola. Na oportunidade refletimos sobre:
- AVALIAÇÃO;
- Lei 11.769/2008, introdução da música no currículo da escola.
Duas melodias sugeridas para serem trabalhadas:
MATO GROSSO TROPICAL
LM. Olímpio Alves
Eu sou filho de Mato Grosso
Basta olhar para o meu rosto
Minha cor é tropical.
O verde no pé da serra
Emoldura minha terra,
Numa arte natural.
Quem já viu não mais esquece
Voltaria se pudesse
Prá rever o Pantanal.
Os riachos e cascatas
Embrenhando-se nas matas
Ninguém viu nada igual.
Os riachos e cascatas
Embrenhando-se nas matas.
Ninguém viu nada igual.
Terra do peixe pacu,
Da garça branca, Tuiuiu.
Da pantaneira sucuri
E no cerrado tem pequi.
A viola o arrasta-pé.
O índio a onça o jacaré,
Mato grosso é uma riqueza
Tem a mais bela mulher.
Oi... Mato Grosso teu chão é quente,
Produz a melhor semente,
E na invernadas só vejo boiadas.
Oi... Mato Grosso teu chão é quente,
Produz a melhor semente
E na invernadas só vejo boiadas.
SOBRE O TEXTO:
1. Descreva com suas palavras a situação relatada com esse rasqueado.
2. Você acha que essas cenas são comuns em nosso Estado? Por que?
3. O que significa a frase: “ Oi... Mato Grosso teu chão é quente, produz a melhor semente...”.
4. Escreva um parágrafo explicando o título do texto dessa letra.
5. A divisão do Estado de Mato Grosso ocorreu no ano de 1977, portanto, 33 anos. No entanto, alguns problemas sociais ainda persistem, tais como: falta de moradias, empregos, saneamento básico, violência no campo... Diante dessas situações-problemas como podemos participar enquanto formadores de opiniões que somos. Elabore um texto reflexivo sobre essas situações. (mínimo 2 parágrafos)
XOTE ECOLÓGICO
LM. Luiz Gonzaga
Não posso respirar, não posso mais nadar,
A terra está morrendo não dá mais pra plantar,
E se planta não nasce se nascer não dá,
Até água da boa é difícil de encontrar.
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está ?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu.
SOBRE O TEXTO
1. Descreva uma situação da sua cidade que sua memória lembrou ao ouvir essa melodia.
2. Como as pessoas estão utilizando a água ?
3. Pesquise sobre o seringalista Chico Mendes (Laboratório Informática).
4. Faça um desenho que, segundo você representaria este texto.
Colaboração
Equipe Comunicação
CEFAPRO
Comentários