NOSSOS PRIMEIROS PASSOS

Nosso dia-a-dia está envolto em tecnologia. O ser humano para ter conforto em sua existência e colocando sua criatividade em ação elaborou diferentes tipos de máquinas para auxiliá-lo em suas tarefas diárias. Uma delas foi o computador e com ele a rede mundial onde todos eles estão interligados. Quando chamamos essa movimentação de INTERNET conseguimos visualizar o processo comunicativo.

O trabalho educacional com essa ferramenta pode ser incrementado e os encontros diários entre estudantes e professores terão outra formatação e as aulas tornarem-se mais atrativas. Essa prática vai precisar de pesquisa, leituras, trabalho colaborativo e principalmente humildade intelectual.

A primeira tentativa de utilizar esse tipo de ferramenta na educação ocorreu no mês de março/2011 com o Município de Araguainha, MT. Em função de instabilidade climática, com chuvas torrenciais, o caminho utilizado para chegar até ao referido município, com a queda de barreiras ficou interditado. Desse momento em diante decidimos que a comunicação não seria interrompida e trabalhamos com os professores através da webconferência.

Nossas pesquisas e experimentações continuaram. Aliamos-nos a novos parceiros que acreditam que essa possibilidade de comunicação é possível. Então, após a experiência com o Profº Alberto MD. Secretario de Educação, juntamente com o Profº Formador Weber Camilo decidimos ampliar o projeto e hoje conseguimos dar um passo na direção de divulgar essa prática entre estudantes e educadores. A título de experimentação conseguimos nesse espaço físico reunir três falas de locais diferentes. A saber: Araguainha, Rondonópolis e a grata satisfação da participação do Profº “Edy”, presente em nossos trabalhos em tempo real, do município de Cáceres.

Os desafios existem para serem superados. Acredito que podemos minimizar nossas dificuldades no ensino-aprendizagem quando conseguirmos domínio sobre essa tecnologia e aplicá-la em nosso aprimoramento didático.




Momentos do trabalho realizado

Colaboração
Luiz Carlos Varella de Oliveira
Profº Formador em História.

Comentários

Postagens mais visitadas