quinta-feira, 13 de junho de 2013

SALA DE CRIATIVIDADE DA EE ANDRÉ ANTÔNIO MAGGI


O entrelaçamento entre Arte e Educação, citado por Barbosa (2005), configura-se em Arte/Educação (com barra) no sentido de oferecer pertencimento, uma vez que na linguagem do computador a barra significa “pertencer a”. No texto das Proposições de Arte foi considerada essa terminologia exatamente com a mesma ideia da estudiosa da Arte/Educação Ana Mae Barbosa.
Neste texto foi usado o termo “obra de arte” para designar toda e qualquer produção das manifestações artísticas (plástica, música, dança e teatro).

A Arte é dimensão da cultura humana, pois é resultante da criação essencialmente humana. Posto isto, justifica-se a importância de sua presença na formação do ser humano, e a escola, por sua vez, é a instituição social desveladora e reveladora dos conhecimentos da humanidade, assim, base primeira que oferece o suporte para a presença da Arte/educação. 


A leitura da obra de arte é momento de apreciação, de percepção, de observação, do diálogo silencioso, é a sensibilidade em ação. É ler a obra e discutir sobre as questões que ela desvela e revela, é momento de conhecer, familiarizar e utilizar a gramática artística, além de comparar obras/artistas.

O fazer artístico é o momento de criação, de releitura, de fazer, de representar, de expressar-se artisticamente num espaço-tempo para criar. Quando o estudante observa obras de arte é estimulado, e não obrigado, a escolher uma delas como suporte de ideias para o seu trabalho artístico.

O conhecimento que o estudante constitui em contato com o meio sociocultural onde vive deve ser considerado ao se elaborarem propostas metodológicas. As tecnologias da comunicação e da informação fazem parte do cotidiano da sociedade contemporânea, porém nem todos têm o conhecimento de como utilizá-la.


Compete à escola encontrar meios de absorver as experiências do es-tudante de forma a integrar os suportes tecnológicos à prática pedagógica, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, reflexo de uma manifestação que expressa as características de uma cultura dinâmica, fruto de uma diversidade cultural que coloca nosso País na categoria dos povos mais criativos do mundo.

A EE André Antônio Maggi e o seu corpo docente e discente está proporcionando aos seus estudantes um espaço para que essa manifestação artística seja evidenciada. Para tanto criou um espaço para que essa prática seja efetivada.











Parabéns. isso é fazer o ensino-aprendizagem diferenciado.

Colaboração
Ciências Humanas
Prof . Luiz Carlos

Nenhum comentário: