SALA DE CRIATIVIDADE DA EE ANDRÉ ANTÔNIO MAGGI
O entrelaçamento entre
Arte e Educação, citado por Barbosa (2005), configura-se
em
Arte/Educação (com barra) no sentido de oferecer pertencimento, uma
vez que na
linguagem do computador a barra significa “pertencer
a”. No texto das Proposições
de Arte foi considerada essa
terminologia exatamente com a mesma ideia da estudiosa
da
Arte/Educação Ana Mae Barbosa.
Neste texto foi usado o
termo “obra de arte” para designar toda e qualquer
produção
das manifestações artísticas (plástica, música, dança e
teatro).
A Arte é dimensão da
cultura humana, pois é resultante da criação essencialmente
humana. Posto isto, justifica-se a importância de sua presença na
formação
do ser humano, e a escola, por sua vez, é a instituição
social desveladora e reveladora
dos conhecimentos da humanidade,
assim, base primeira que oferece o suporte para a
presença da
Arte/educação.
A leitura da obra de
arte é momento de apreciação, de percepção, de observação, do
diálogo silencioso, é a sensibilidade em ação. É ler a obra e
discutir sobre
as questões que ela desvela e revela, é momento de
conhecer, familiarizar e utilizar
a gramática artística, além de
comparar obras/artistas.
O fazer artístico
é o
momento de criação, de releitura, de fazer, de representar, de
expressar-se
artisticamente num espaço-tempo para criar. Quando o
estudante observa obras de arte
é estimulado, e não obrigado, a
escolher uma delas como suporte de ideias para o seu
trabalho
artístico.
O conhecimento que o
estudante constitui em contato com o meio sociocultural onde
vive
deve ser considerado ao se elaborarem propostas metodológicas. As
tecnologias da
comunicação e da informação fazem parte do
cotidiano da sociedade contemporânea,
porém nem todos têm o
conhecimento de como utilizá-la.
Compete à escola
encontrar meios de absorver as experiências do es-tudante de forma a
integrar os suportes tecnológicos à prática pedagógica, tornando
o
processo de ensino-aprendizagem mais significativo, reflexo de uma
manifestação que
expressa as características de uma cultura
dinâmica, fruto de uma diversidade cultural
que coloca nosso País
na categoria dos povos mais criativos do mundo.
A EE André Antônio
Maggi e o seu corpo docente e discente está proporcionando aos seus
estudantes um espaço para que essa manifestação artística seja
evidenciada. Para tanto criou um espaço para que essa prática seja
efetivada.
Parabéns. isso é fazer
o ensino-aprendizagem diferenciado.
Colaboração
Ciências Humanas
Prof . Luiz Carlos
Comentários